5 contos de Edgar Allan Poe

Hey, Freaks!

Tenho certeza que todo mundo ama ou pelo menos já ouviu falar do mestre do horror gótico Edgar Allan Poe, não é mesmo? Então, nós resolvemos separar para vocês uma listinha com alguns contos desse incrível e assombroso escritor!

O Gato Preto

Nesta história conhecemos um homem que inicialmente é dócil e amável com sua esposa e animais, mas o uso excessivo de álcool transforma completamente seu temperamento. Seu novo comportamento agressivo o leva a cometer atos horríveis e ele tem que viver com a culpa de suas ações, que o levam a loucura gradativamente.

A Queda da Casa Usher

No conto conhecemos Roderick Usher, um homem que se encontra muito doente, por isso, convida um amigo de infância para ir até sua casa e estar com ele nos momentos finais. O convidado aceita o convite e passa algumas noites na mansão, fazendo companhia ao amigo. É perceptível que ao que o estado de Roderick piora, a casa parece “sentir” e assim acontecimentos sobrenaturais e fantasmagóricos começam a assombrar os habitantes.

Ligeia

Nesta obra, pode-se ler o relato do narrador a cerca da paixão e perda de um amor, a morte daquela que ele amava o persegue até mesmo quando tenta seguir em frente. O protagonista perde sua esposa Ligeia e tempos depois tenta recomeçar casando-se novamente. Porém, sua nova amada adoece e assim inicia estranhos acontecimentos que deixam claro que a presença de Ligeia se mantém presente, tornando a vida da nova esposa em um pesadelo. O fim deste conto é inesperado!

O Baile da Morte Vermelha (ou A máscara da Morte Escarlate)

A história nos apresenta um país onde uma doença chamada Morte Vermelha está devastando os habitantes. O príncipe deste lugar, para tentar salvar parte do povo que ainda não tinham sido pegos pela praga, se isolou com todos esses em um castelo, ficando assim seguros do resto do mundo. Pelo menos é isso que ele pensava. Após alguns meses, o príncipe resolve oferecer um baile de máscaras para entreter seus súditos, mas um convidado misterioso aparece e os residentes, assim como o leitor, são pegos de surpresa com a sua identidade.

O Coração Delator

O narrador deste conto é tem um enorme desejo de matar o homem, já idoso, que vive com ele. O protagonista tem a capacidade de ouvir os batimentos do coração do seu companheiro de casa e toda noite fica a observar o velho, até que o mata. Mas isso não é o mais assustador desta história, pois o homem pensa que irá se safar do seu ato assassino e acaba sendo surpreendido com o desenrolar de coisas aterrorizantes.

Sobre o autor: O enigmático olhar de Edgar Allan Poe parece habitar todas as suas obras. Nascido em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, Poe viveu em uma família de atores, perdeu sua mãe com apenas 3 anos, foi adotado por um casal de Richmond, e, ao longo da vida, escreveu inúmeros contos e poesias tornando-se um dos maiores nomes da literatura gótica.

Entre tantos contos maravilhoso ficou difícil escolher, se tem algum conto que você acha que não podia ter faltado nessa lista, comenta com a gente! Espero que quem ainda não conheça as obras do Poe, goste bastantes dessas indicações!

Referências: Medo Clássico: Edgar Allan Poe, Editora DarkSide Books, https://bit.ly/2HVs0V2

Foto de capa: Horror and Halloween: https://bit.ly/3mOyCE9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *