5 livros para aprender sobre Cultura Viking

Hey, Freaks!

A série Vikings chegou em sua última temporada e para quem é fã não ficar com tanta saudade, nós fizemos posts especiais sobre Cultura Nórdica que vocês vão amar. Aproveita e também veja nossas matérias especiais sobre os monstros mais temidos da Mitologia Nórdica (clique aqui e aqui para ler).

E para vocês ficarem especializados no assunto, listamos alguns livros incríveis que devem ser lidos por todo mundo que curte esses guerreiros antigos. Então, vem conferir mais essas indicações que separamos para vocês!!!

Edda Em Prosa: Gylfaginning E Skáldskaparmál

Escrito por Snorri Sturluson, um historiador, poeta e político islandês que viveu de 1178 a 1241, o Edda em Prosa é uma das mais ricas fontes para o conhecimento da mitologia nórdica, contando desde o início do universo até o inevitável momento do Ragnarök. São detalhados minuciosamente os vários deuses, seus filhos e seus extraordinários feitos, passando pela incrível linguagem poética dos escaldos e suas inúmeras sagas.

Nessa edição foram acrescentadas mais de cem ilustrações e pinturas que destacam os vários momentos da mitologia nórdica, mostrando como há séculos essas histórias são contadas e estão presentes no imaginário popular.

Dicionário de História e Cultura da era Viking

Passados cerca de dez séculos desde o seu apogeu na região da Escandinávia, os vikings tornaram-se uma constante no imaginário ocidental contemporâneo. O Dicionário de História e Cultura da Era Viking apresenta ao leitor um guia abrangente para seu mundo, suas aventuras, viagens marítimas, grandes batalhas, explorações e descobertas. Organizado por uma equipe de especialistas vinculados à instituições nacionais e internacionais, a obra possui o mérito de uma pesquisa rigorosa com uma linguagem clara e objetiva.

Asatrú: Um Guia Essencial Para o Paganismo Nórdico

Neste estudo sobre o novo paganismo nórdico, a renomada escritora e sacerdotisa Diana Paxson desmistifica uma religião antiga, rica e frequentemente mal compreendida, oferecendo um guia prático para seus seguidores modernos. Repleta de instruções concisas e claras sobre como viver o Asatrú no dia a dia, esta obra vai levá-lo numa jornada das origens do Asatrú no paganismo escandinavo e alemão à sua aceitação como religião não oficial, na década de 1970; uma obra elegante e uma esplêndida introdução uma religião secular, que hoje continua beneficiando e fascinando seus seguidores.

Dicionário de Mitologia Nórdica

O Dicionário de Mitologia Nórdica traz os principais ritos, deuses, mitos, símbolos e tudo que se conhece atualmente sobre a mitologia nórdica. Tudo organizados em verbetes por uma grande equipe de especialistas internacionais. Apesar de muitas coisas terem se perdido e historiadores apresentarem traduções e interpretações variadas, o livro consegue pontuar e explicar bem as informações, contando com algumas ilustrações e com referências bibliográficas.

Mitologia Nórdica

Esta obra escrita pelo incrível Neil Gaiman – conhecido por Sandman e Deuses Americanos – é uma opção maravilhosa para quem quer adentrar no universo da cultura nórdica. Além da forma encantadora com que Gaiman conta suas histórias, aqui ele consegue trazer os contos nórdicos de maneira mais fácil que a Edda e sem mudar muito os “fatos”, mantendo assim a originalidade das versões em que são baseadas.

Referências: todos os textos foram retirados do site da Amazon, pois trazem um melhor resumo sobre os livros.

Foto de capa: Equipe do Two Freaks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *