Ed e Lorraine Warren

Hey, Freaks!

Para fechar a semana de finados, gostaríamos de trazer para vocês um pouco sobre o casal de investigadores paranormais muito famoso e que no decorrer dos anos investigou mais de dez mil casos sobrenaturais. Estamos falando de Ed e Lorraine Warren!!!

Edward Warren Miney (7 de setembro de 1926 – 23 de agosto de 2006) era um especialista autodidata em demonologia, ele fazia pesquisas sobre demônios e espíritos, também realizando exorcismos. Lorraine Rita Warren (31 de janeiro de 1927 – 18 de abril de 2019) era uma médium clarividente e atuava em tarefas ligadas a seus poderes sobrenaturais como clarividência e canalização de espíritos. A mediunidade dela foi fundamental para desvendar boa parte dos casos.

O casal fundou, em 1952, a New England Center for Psychic Research – Sociedade de Pesquisa Psíquica da Nova Inglaterra –, uma instituição que visava investigar atividades paranormais, porém acabou se tranformando em um grupo de estudo paranormal mais antigo da Inglaterra. Além disso, a dupla também abriu um museu dentro de sua própria casa com o nom de de Warrens Occult Museum. Neste museu, há uma coleção de objetos que foram encontrados nos lugares onde o casal atuou e tem fortes ligações com os casos.

Entretanto, há falta de evidências que garantem que Ed e Lorraine Warren realmente podiam atuar contra manifestações sobrenaturais e que as mesmas realmente existem. Alguns escritores que trabalharam em conjunto da dupla para escrever livros sobre seus casos, afirmam que o casal usava problemas pessoais das famílias para inventarem as histórias e vender os casos para a mídia.

Independente disso, a dupla de investigadores não cobrava nada das supostas vítimas e não há provas que garantam que tudo é ou não verdade. Em 2013, os Warren e seus casos foram parar no cinema dando início a franquia Invocação do mal, na qual seu universo se expande com os filmes de Annabelle e A Freira.

Casos mais famosos

Amytville

Este é o caso mais famoso de Ed e Lorraine. Em 1965, a família DeFeo – pai, mãe e cinco filhos – se mudou para o número 112 da Ocean Avenue. E no dia 13 de novembro de 1974, quase toda a família foi assassinada com tiros de espingarda e o único sobrevivente foi o filho mais velho, chamado Ronald DeFeo Jr. Depois de uma investigação, foi descoberto que Ronald assassinou a própria família.

Um ano depois do trágico acontecimento, a família Lutz se mudou para a casa onde aconteceu o ocorrido. Os membros afirmaram saber e não se importar com o que aconteceu no local, porém, levaram um padre para benzer a casa no dia em que se mudaram. Após 18 dias, a família abandonou a casa com seus pertences depois de diversos fenômenos paranormais aterrorizarem a todos.

Após a saída do casal, Ed e Lorraine foram até o local com uma equipe de TV para fazer suas investigações. Enquanto estavam na casa conseguiram registrar uma foto onde supostamente aparece o espírito de um menino espiando por uma porta. Há quem acredite que este seja um dos filhos dos DeFeo.

Caso Harrisville: Família Perron

Saber o passado da casa para onde você irá se mudar pode te ajudar a se livrar de situações terríveis. Infelizmente Roger e Carolyn Perron não se informaram antes de comprarem sua nova casa em 1970 e se mudarem com seus cinco filhos. O terreno da casa era bonito e ninguém podia imaginar que ali já teria acontecido dois enforcamentos, um envenenamento, dois afogamentos e quatro casos de homens congelados até a morte.

Ao contrário de outros casos, onde as manifestações paranormais demoram algum tempo para acontecerem, a família Perron relatou que acontecimentos estranhos aconteceram logo assim que eles se mudaram. Como tudo que estava acontecendo era pacífico, ninguém se preocupou. Mais tarde um membro da família disse que eles sabiam que as famílias que já moraram na casa passaram pelas mesmas coisas.

Acontece que algumas manifestações não eram tão amigáveis, tanto que os Perron até hoje não comentaram o que de tão ruim um certo espírito mau fez a eles. Andrea Perron apenas comentou que esse espírito era muito ruim e era um problema ela ter cinco filhas mulheres que eram crianças na época. Mas este não era a pior entidade na casa, esse título era do fantasma da Bathsheba Sherman.

De acordo com a história, no fim do século 19 uma mulher chamada Bathsheba vivia numa fazenda vizinha à casa com seu marido. Ela foi acusada de bruxaria e assassinato após um bebê ter morrido misteriosamente sob seus cuidados. Segundo a lenda, antes de morrer ela amaldiçoou as terras para os futuros moradores daquele local. Após isso, 25 mortes misteriosas foram contabilizadas na região.

Os relatos contam que a entidade teria atração por Roger Perron e começou a torturar sua esposa para tentar tirá-la de casa. Como não obteve sucesso ela a possuiu. A família com medo decidiu contatar Ed e Lorraine e eles atestaram que Carolyn estava realmente possuída. Uma das filhas do casal disse que na noite em que o exorcismo aconteceu sua mãe começou a falar com uma voz estranha e apresentou uma força enorme ao jogá-la a seis metros de distância.

O exorcismo não conseguiu livrar a família das terríveis assombrações e os Warren não econtraram outras formas de ajudá-los. Por isso, em 1980, Roger e Carolyn Perron resolveram se mudar com suas filhas para outra cidade.

Annabelle

O caso da boneca Annabelle é um dos primeiros em que o casal atuou e se tornou um dos mais famosos. A boneca da marca Raggedy Ann foi um presente da mãe de Donna, uma estudante de enfermagem que dividia o apartamento com sua amiga chamada Angie.

As amigas começaram a se preocupar ao repararem que a boneca começou a aparecer em diversos cômodos e posições diferentes sem que nenhuma das duas a tenha deixado daquela forma. Porém, o algo mais assustador aconteceu, mensagens escritas em pergaminhos e a lápis começaram, sendo que nem Donna e nem Angie tinham este tipo de material em casa. Houve uma vez em que encontraram a boneca com as mãos ensaguentadas.

Ao chamar uma médium, Donna foi informada que a boneca havia sido possuída pelo espírito de uma menina de sete anos que havia falecido na propriedade e se chamava Annabelle Higgins. Ao saber que o espírito gostava dela, Donna resolveu não tomar outras providências e continuo com a boneca. Porém, um momento desesperador aconteceu quando um amigo das duas proprietárias sofreu um “ataque” paranormal e relatou que a boneca tentou matá-lo.

Após este acontecimento, Donna pediu ajuda a um padre que contatou Ed e Lorraine. O casal descobriu que a boneca não era possuída e sim manipulada por uma força paranormal que pretendia possuir um corpo humano.

Família Smurl

É muito comum a vida das famílias mudarem após se mudarem para uma nova casa e com a família Smurl não é diferente. Em 1972, Jack e Janet Smurl se mudaram da cidade de Agnes junto de suas duas filhas, Dawn e Heather, para fugir dos estragos dos furacões que passavam pela cidade. Na nova casa, um duplex em West Pittston, o casal acabou tendo filhos gêmeos e durante os primeiros 18 meses viveram felizes.

Acontece que no ano de 1974 coisas estranhas começaram a acontecer na casa. Apareciam manchas estranhas nos tapetes, gavetas abriam e fechavam sozinhas, a televisão explodiu e Janet relatou ter sido puxada da cama após o sexo com o marido. Foi então que pediram ajuda a Ed e Lorraine, que descobriram que três espíritos menores e uma entidade demoníaca estavam aterrorizando a família.

A interferência dos Warren não melhorou as coisas, Jack afirmou ter sido estuprado por um súcubo (demônio feminino) e sua esposa garantiu ser abusada por uma figura humanoide enquanto ouvia barulhos semelhantes a porcos. Sem a ajuda da Igreja Católica, o casal de investigadores conseguiu a ajuda do padre McKenna, ele realizou dois rituais que não surtiram efeitos. Jack então participou de um programa de televisão para pedir ajuda, porém só tiveram a ajuda da igreja quando a imprensa pressionou a diocese de Scranton.

Os problemas pareciam ter sido resolvidos após um terceiro exorcismo, mas após três meses Jack encontrou um sinal em forma de tomada na parede e a rotina assombrosa dos Smurl voltou ainda mais terrível. A família então se mudou para outra cidade para se livrar daquele sofrimento constante. Em 1988, a igreja realizou um quarto exorcismo e parece que desta vez a casa estava livre de espíritos malignos e demônios.

Família Snedeker

A Casa Hallanan, uma casa antiga conhecida por este nome por já ter sido uma funerária foi o local que a família Snedeker – pai, mãe e seus quatro filhos – escolheu como seu mais novo lar em 1986. Não se sabe exatamente se a família tinha consciência do passado da casa antes de se mudarem, mas eles descobriram assim que encontraram no porão os utensílios que eram usados na funerária.

A descoberta das ferramentas deu início a uma série de acontecimentos estranhos envolvendo o filho mais velho de Allen e Carmen Snedeker. O rapaz relatou que começou a ver fantasmas, porém o padrasto e a mãe acharam que isso era efeito de alguma substância derivada do tratamento de câncer a que o filho era submetido. Porém, o garoto começou a apresentar mudanças de personalidade e até foi pego ao invadir a casa do vizinho em busca de uma arma para matar seu padrasto.

Outros acontecimentos incomuns e bem assustadores começaram a acontecer, como por exemplo água se transformando em sangue. Duas sobrinhas de Carmen haviam se mudado para viver com a família e uma delas relatou ter sido acariciada por uma mão invisível. E até mesmo a matriarca da família alegou ter sofrido ataques sexuais de algo desconhecido.

A família então resolveu chamar Ed e Lorraine Warren para investigarem o caso. Eles viveram na casa por nove semanas e levaram seu sobrinho, John Zaffis, para ajudar no caso. John afirmou ter sentido um cheiro forte de carne podre e ao ir de encontro ao cheiro viu um demônio descendo as escadas da sala. Os Warren deram o caso como resolvido após terem chamado um padre para realizar exorcismos.

Acontece que há muitas especulações sobre ter tudo sido uma farsa para atrair a mídia. As suspeitas são devido a tudo ter acontecido após o sucesso de lançamento do filme “O Exorcista” e do caso dos Lutz em Amityville, na qual a família ganhou muito dinheiro relatando a experiência para TV e em livros. O que também levantou mais suspeitas é que Ed e Lorraine contrataram um escritor para escrever a história logo assim que começaram a investigar o caso da Casa Hallanan.

Livros

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas

Lançado originalmente em 1980 pelo autor Gerald Brittle, o livro é, sem dúvida, o mais completo dossiê sobre os exorcistas/caçadores de fantasmas mais famosos do mundo. A DarkSide Books trouxe as páginas desse livro extremante sombrio onde o leitor acaba se tornando um pouco mais íntimo de Lorraine Rita e Edward Warren Miney. Duas almas gêmeas que se completavam ao dividir, entre tantas coisas, a mesma vocação: oferecer ajuda espiritual aos possuídos e atormentados.

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio

Na sequência do livro “Demonologistas”, este livro têm como autores: Carmen Reed, Al Snedeker e Ray Garton. Lugar Sombrio, também da DarkSide Books, pretende trazer a verdadeira história por trás do exorcismo de Connecticut com um relato meticuloso dos fenômenos que infernizaram a vida de Al e Ray após sua mudança para uma antiga casa em que havia funcionado uma funerária anos antes. Um a um, os membros da família passam a ser atacados por uma presença sinistra, em acontecimentos cada vez mais extremos: de vozes na escuridão até violações fantasmas. É nesse ambiente de desespero que Ed & Lorraine Warren são recebidos, prontos para mais um combate direto com o mundo das sombras.

Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas

Após Lugar Sombrio, a DarkSide Books traz o terceiro livro da saga que concluí os arquivos sombrios dos casos de Ed e Lorraine Warren. Nesta edição, o autor Robert Curran traz os detalhes do caso de assombração da família Smurl, da Pensilvânia. Inclusive, Janet e Jack Smurl são creditados como autores. O livro foi compilado a partir de testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.

Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos com o caso desde o início de 1986 e agiram com todo o seu conhecimento no cabuloso caso da família que fora atormentada durante três anos por forças demoníacas. Entre muitas outras coisas, o casal organizou os exorcismos que foram executados na casa. A vasta experiência da dupla ajudou a família Smurl a lidar com o pesadelo pelo qual estavam passando: manifestações tenebrosas, vultos perturbadores, marcas inexplicáveis e torturas excruciantes faziam parte do dia a dia da família, dentro e fora de casa.

1977 – Enfield: Real e sobrenatural

Lançado pela DarkSide Books e escrito por Guy Lyon Playfair ― um dos especialistas em mediunidade que investigaram os fenômenos mundialmente conhecidos como o “poltergeist de Enfield” ―, 1977 é um livro de relatos sobrenaturais. Green Street, 284. Enfield, subúrbio de Londres. Há quarenta anos, este endereço desperta medo e curiosidade nos estudiosos em assuntos paranormais. Uma residência simples, de classe média baixa. Dentro dela, uma família em pânico. Os gritos acordavam a vizinhança, a polícia não sabia como investigar. O caso ganhou repercussão na mídia e atraiu a atenção de diversos pesquisadores, entre eles o casal Warren, como você pode conferir em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas. Dentro deste livro, você encontra o mais completo registro do fenômeno real que inspirou os filmes Poltergeist e Invocação do Mal 2.

Se você é um fã de histórias envolvendo espíritos e atividades sobrenaturais, com certeza vai adorar todos os relatos e casos do Ed e da Lorraine. E quem for corajoso igual ao casal e embarcar nas leituras e nos filmes, não esquece de vir contar pra gente o que achou!!!

Referências:

Super Interessante: https://bit.ly/38rxbXY

DarkSide Books Blog: https://bit.ly/3ezMajE

Segredos do Mundo/R7: https://bit.ly/2Ih7uPa

Para as descrições dos livros foi usado o texto do site oficial da Editora DarkSide Books: https://bit.ly/2JCJHtq

As sinopses dos filmes tiveram informações dos textos dos trailers do canal oficial da Warner Bros. Pictures Brasil e Imagem Filmes.

Fonte de capa: https://bit.ly/2U6phv4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *