Festival Up Helly Aa

Olá, Freaks!

Hoje vamos trazer mais da cultura nórdica para vocês. Vamos falar do Festival Up Helly Aa, considerado o maior festival de fogo da Europa e que atrai diversas pessoas mundo afora. O melhor é que ele acontece anualmente, então já dá para juntar uma graninha e partir para lá. Mas antes, venham saber como ele é incrível!

As Ilhas Shetland foram comandadas pelos vikings por 500 anos antes de se tornarem parte da Escócia. O Up Helly Aa é um descendente do Festival de Yule, o qual, para os vikings, celebrava o renascimento do sol após o inverno. Por isso, para manter as tradições, o festival sempre acontece na última terça-feira de janeiro, durante o inverno, e marca o final da temporada do ano novo.

Apesar do Up Helly Aa ser mais conhecido por acontecer na cidade de Lerwick, do início de janeiro até o começo de março, o evento ocorre em toda a ilha, tendo cada comunidade local um jeito próprio de comemorar. A celebração é organizada durante todo o ano por um grupo de voluntários, mantendo em segredo pontos altos do evento, como qual personagem das sagas nórdicas será representará pelo chefe do festival, chamado de “Guizer Jarl”.

Apenas homens podem se voluntariar, as mulheres têm a função apenas de hospedar, organizar e atender as pessoas que vão participar do grande evento. Porém, muitas mulheres querem participar da mesma forma que os homens, afinal, em outras regiões acontecem versões do festival onde mulheres participam mais ativamente.

Com 24 horas de duração, o evento começa com um desfile pela manhã, geralmente com neve, onde o Jarl comanda o “esquadrão” e todos estão vestidos com trajes vikings, escudos e elmos. Na parte da tarde, a programação varia, há visitas a escolas, hospitais e até residências.

Há noite, há outro desfile em que todos os integrantes caminham com suas tochas até o local onde uma multidão espera. Fogos de artifício são lançados para iluminar o local antes do ponto alto da noite, que é a queima de uma réplica de navio viking. Enquanto o fogo destrói o barco, a multidão canta “The Norseman’s Home”, um tipo de réquiem antigo. O fim do espetáculo dá início a uma festa onde todos bebem, dançam e se divertem o resto da noite.

 

Vejam abaixo algumas fotos:

E aí, gostaram? Se vocês se interessaram por esse evento maravilhoso, podem conhecer mais no site dele e até saber como fazer para participar!

Referências: https://www.bbc.com/news/uk-scotland-north-east-orkney-shetland-47034640 ; https://www.uphellyaa.org/ ; https://www.shetland.org/things/events/up-helly-aa/lerwick-up-helly-aa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *