Filmes e Séries sobre Cultura Nórdica

E aí, Freaks!

A série Vikings popularizou a cultura e mitologia nórdica e colecionou inúmeros fãs ao longos dos anos em que esteve ativa. Por isso, resolvemos trazer para quem é fã assim como nós um apanhado de dicas com séries, filmes e animações sobre o universo viking. E se você ainda não assistiu, corre lá para maratonar e aproveitar todas as nossas indicações também!!!

SÉRIES

The Last Kingdom

Vamos começar com essa série original da Netflix que já é queridinha pelos fãs dos guerreiros nórdicos. Ela é uma adaptação da saga As Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, que inclusive deixamos aqui como uma ótima indicação literária.

Em uma mistura de fatos reais com ficção, a série acompanha o Rei Alfredo que tenta defender seu reino das invasões nórdicas, enquanto Uhtred – um saxão criado por vikings – elabora um plano para reivindicar o que é seu por direito.

Norsemen (Vikingane)

Nossa segunda dica é uma série de comédia norueguesa que traz a história de um grupo viking que vive na aldeia de Norheim no ano de 790 a.c. Além da parte cômica, a obra também mostra as dificuldades da época, a luta pelo poder, amizade, traição e tudo que uma boa trama tem que ter.

Britannia

Para fechar as indicações com muito girl power, trazemos uma série ambientada na época da conquista da Grã-Bretanha pelo Império Romano. A ficção além de valorizar a cultura e mitologia celta, também traz uma trama cheia de lutas e fortes personagens femininas, como é o caso de Kerra e Antedia, duas governantes druidas que se unem para lutarem contra os invasores romanos.

FILMES

Valhalla Rising (O Guerreiro Silencioso)

Ambientado no século XI, na Escandinávia, o longa nos apresenta a um guerreiro conhecido como One Eye (Mads Mikkelsen), que possui uma grande força e muita habilidade de luta. Ao conseguir escapar de anos de cativeiro, com a ajuda de um jovem escravo, o hábil lutador embarca em um navio com um grupo de vikings e inicia uma jornada que o levará a descobrir quem ele realmente é.

The Viking (2016)

Baseado em elementos da “Crônica de Nestor”, datada do Século 12 e que conta como a população de Quieve convocou um chefe viking e seu guerreiros para restabelecerem a ordem na região, e também a conversão do príncipe Vladimir I ao cristianismo, ficando conhecido como “cristianizador da Rússia”.

O filme nos faz acompanhar o jovem príncipe Vladimir em seu exílio forçado através do mar congelado para tentar escapar de seu meio-irmão, que assassinou seu outro irmão Oleg e conquistou o território de Kiev (Quieve). Agora, o príncipe precisa montar uma armada para reconquistar o que lhe foi roubado.

Thor (Marvel)

Fugindo um pouco do padrão, trazemos um super-herói que muitos já conhecem e adoram: Thor. Apesar das histórias e personagens serem baseadas nos contos da mitologia nórdica, a Marvel adaptou bastante as histórias e até mudou um pouco a personalidade de algumas figuras, como o próprio Thor.

Aproveitando que falamos dos filmes do deus nórdico, recomendamos também os quadrinhos, onde é possível entender mais sobre como é o universo criado pela editora.

ANIMAÇÕES

A Lenda de Beowulf

Com atuações de peso como Angelina Jolie e Anthony Hopkins e tendo Neil Gaiman como um dos roteiristas, essa animação conta a famosa lenda nórdica conhecida através de um poema que é um marco literário. Nela o cavaleiro Beowulf chega ao castelo do rei Hrothgar e promete eliminar um demônio que ataque constantemente o reino, matando diversas pessoas.

Como Treinar o Seu Dragão

Essa não poderia faltar, por que quem não ama essa animação? E nós não vamos só indicar o primeiro, como todos os três filmes, porque é realmente incrível como eles conseguem unir vikings, dragões, aventura, romance e lições de vida de maneira harmoniosa e encantadora. A dupla Soluço e Banguela, junto de seus amigos, conquistam o coração de quem assiste e proporcionam momentos maravilhosos.

Valhalla

E para fugir um pouco de hollywood, aqui tem um longa-metragem dinamarquês, lançada em 1986. Baseado na série de quadrinhos com mesmo nome, que conta os contos da mitologia nórdica, ele é uma opção ótima para quem curte animações e a cultura nórdica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *