Invocação do Mal: a cronologia dos filmes

Hey, Freaks!

O aguardado filme Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio finalmente está entre nós!!! Vamos acompanhar mais uma história baseada nos casos do casal Ed e Lorraine Warren (para saber mais sobre o casal e seus casos aterrorizantes clique aqui).

Você sabia que a franquia de filmes tem uma cronologia? Pois é, os filmes de Invocação do Mal, Annabelle e A Freira estão tudo no mesmo universo e nesse post você ai encontrar a ordem certinha para assisti-los! Então, já acende as luzes da casa, faz uma pipoca e cobre os pezinhos para seguir nossa lista!

A Freira

Em Invocação do Mal 2, uma personagem extremamente assustadora e que tem grande ligação com Lorraine Warren ganhou um filme próprio. A trama se passa nos anos 1950 e nela a história gira em torno de um demônio antigo chamado Valak que passou a atormentar pessoas na Romênia nessa época.

Tudo começa após uma jovem freira cometer suicídio, um padre chamado Burke (Demian Bichir) com um passado assombrado e uma noviça chamada Irene (Taissa Farmiga) prestes a fazer seus votos finais são enviados ao convento pelo Vaticano para investigar o caso. A dupla descobre que no local há um portal onde Valak fora aprisionado foi acidentalmente aberto. Com isso, eles se arriscam ao confrontar a força demoníaca à medida que o convento se torna um horripilante campo de batalha entre os vivos e os amaldiçoados.

Você deve estar se perguntando: “Tá, mas como qual a ligação dos filmes afinal?”. Acontece que um dos personagens do filme é mencionado no primeiro Invocação do Mal quando o casal Warren contam a história e mostram o exorcismo de um fazendo chamado Maurice (Jonas Bloquet), que foi possuído por um demônio. Mas só vamos contar isso, se não acaba escapando algum spoiler. hahaha

Annabelle 2 – A Criação do Mal

Já Annabelle 2 que conta a história da boneca Annabelle, acontece três anos depois de A Freira, em 1955, no sul da Califórnia. Na história conhecemos o fabricante de bonecas Samuel Mullins (Anthony LaPaglia) e sua esposa Esther Mullins (Miranda Otto), que depois de muitos anos da morte de sua filha abrigam em sua casa uma freira e várias meninas de um orfanato que foi fechado.

Porém, o casal esconde um segredo que começa a ser revelado assim que uma das órfãs encontra uma boneca escondida na casa, chamada Annabelle. Logo, a freira e as crianças se tornam alvo de um espírito demoníaco.

Annabelle

Em seguida, temos o primeiro filme da Annabelle a ser lançado, ele se passa doze anos depois de Annabelle 2, no ano de 1967. No longa conhecemos um casal que está há espera do seu primeiro filho. John (Ward Horton) resolve presentear a esposa Mia com uma rara boneca antiga, já que ela decorou o quarto da futura filha com várias bonecas do mesmo tipo. Porém, após isso a vida do casal muda drasticamente, pois eles são aterrorizados e violentamente atacados por um grupo de uma seita satânica. Mas isso não é tudo, os membros do culto invocam uma entidade que passa a residir na até então inofensiva boneca Annabelle, que passa a ser uma peça chave nos eventos sobrenaturais que começam a cercar o casal.

O filme trás duas curiosidade bem interessantes. A primeira curiosidade é que a boneca é inspirada em um caso do casal Warren real. Eles estiveram a frente do caso de Donna, uma estudante de enfermagem que afirmou que uma boneca que ganhou de presente de sua mãe era amaldiçoada. Depois de vários eventos assustadores ela descobriu através de uma médium que a boneca havia sido possuída pelo espírito de uma menina de sete anos chamava Annabelle Higgins, que havia falecido na propriedade em que se alocava seu prédio. No filme, há uma personagem com o mesmo nome.

A segunda é que o nome da atriz que interpreta Mia é Annabelle Wallis, será que foi coincidência ela ter sido escalada para o filme? Achamos que não!

Invocação do Mal

Chegamos então no primeiro filme da franquia, que se passa em 1971 e se passa quatro anos depois de Annabelle. Aqui conhecemos Ed Warren (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga), o famoso casal de investigadores paranormais.

A obra, que é baseada em uma história real dos arquivos do casal, conta o terrível episódio em que o casal foi chamado para ajudar a família Perron. A família comporta por mãe, pai e cinco filhas se mudam para uma nova casa e logo acontecimentos estranhos começam a assustar a todos. A mãe fica preocupada e decide chamar os Warren, que após um tempo decidem aceitar visitar a casa. Os investigadores então se deparam com uma entidade demoníaca e se vê no caso mais terrível de suas vidas.

Annabelle 3 – De Volta Para Casa

Em Annabelle 3, que se passa em 1972, os Warren estão determinados a parar os eventos aterrorizantes causados pela boneca Annabelle. Eles levam a boneca para a sua casa, onde há uma sala com artefatos dos casos que o casal já atuou. Eles a mantém trancada em um local com um vidro sagrado e com a benção de um padre. Porém, o local não é tão seguro como a dupla pensava e a boneca desperta os espíritos malignos na sala, que têm como alvo a filha do casal, Judy (McKenna Grace).

A Maldição da Chorona

O que muitos não sabem que este filme faz parte do universo de Invocação do Mal, isso porque um dos personagens, o padre Perez (Tony Amendola), também apareceu no primeiro filme de Annabelle. A Maldição da Chorona se passa em 1973 e se baseia em uma lenda mexicana, sobre Anna Garcia, que ficou conhecida por La Llorona após afogar seus filhos e depois se jogar no rio, se debulhando em lágrimas. Depois, seu espírito passou a chorar eternamente, capturando outras crianças para substituir os filhos.

No longa, primeiro vemos uma história bem parecida com a da lenda. Depois, somos direcionados para a assistente social Anna Tate-Garcia (Linda Cartellini), viúva e que cuida de seus dois filhos sozinha, que investiga misteriosos casos de crianças assassinadas. Já no primeiro caso ela descobre sobre a lenda da Chorona e assustada com as semelhanças entre os casos e a história da entidade sobrenatural, ela busca ajuda para dar um fim aos assassinatos e para proteger seus filhos.

Invocação do Mal 2

O segundo filme que leva o nome da franquia, Invocação do Mal 2, se passa em 1977. Antes de chegar na trama oficial da história, vemos Ed e Lorraine, em 1976, buscando a presença de uma entidade demoníaca em uma casa em Amityville, onde ficou famoso o caso de Ronald DeFeo Jr., acusado de assassinar sua família em 13 de novembro de 1974. Logo depois, vemos o casal em uma sessão espírita, onde Lorraine vê uma visão da morte de seu marido, acompanhado da aparição da Freira.

Um ano mais tarde, os Warren viajam para Enfield, no norte de Londres, para ajudar a família Hodgson, que após ocorrências estranhas em sua casa precisou da ajuda do casal. Lorraine fica com medo de se envolver muito no caso e isso fazer sua visão se tornar realidade. Os investigadores acabam se deparando com uma de suas mais assustadoras investigações paranormais nesta casa assombrada por espíritos malignos.

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

O terceiro filme da franquia se passa em 1981. Ele recebeu em inglês o nome de The Devil Made Me Do It (ou “O Demônio Me Obrigou”, em livre tradução), isso porque o filme terá como tema central o caso de Arne Cheyenne Johnson, que foi o primeiro réu a se defender de uma acusação de homicídio sob a justificativa de ter sido possuído por uma entidade demoníaca. A família de Arne pediu ajuda de Ed e Lorraine para o julgamento.

Referências

Adoro Cinema: https://bit.ly/35h3bv6

Resumo: https://bit.ly/35bSMB1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *