Junji Ito: mestre do horror japonês

Hey, Freaks!

Junji Ito é um mestre dos mangás de horror, apesar de não ser um mangaká popular, é reconhecido como um artista incrível. É o autor de obras famosas: Uzumaki e Tomie, que foram adaptadas para o cinema. Depois que se começa a ler uma de suas histórias, é impossível parar e as surpresas horripilantes retratadas em cada quadro tornam a experiência ainda mais emocionante!

Quem curte mangás pode já ter ouvido falar de Ito, quem gosta de horror japonês com certeza já conhece suas obras e quem lê com certeza vira fã dele. Ficou curioso e já quer saber mais sobre ele? Então, continua por aqui que vamos te deixar a par de tudo sobre o mestre e recomendar algumas de suas histórias.

O artista por trás das histórias

Junji Ito nasceu em Gifu, no Japão, em 1963. Apesar de começar a escrever e desenhar bem cedo, Ito trabalhou alguns anos como protético dentário na década de 80 e somente em 1987 ele conseguiu sua primeira publicação chamada Tomie. O artista teve como influência autores de mangás de horror clássico Kazuo Umezu e Hideshi Hino, como também de H.P. Lovecraft, um dos clássicos escritores de contos de terror.

Ito é considerado o mestre do horror japonês, é possível constatar isso ao ler suas obras. Ele utiliza situações simples para suas histórias, porém elas vão ganhando rumos que chegam a ser inimagináveis, em muitos momentos é normal pensar que só alguém realmente “doido” pensaria em coisas como aquelas. Apesar de todo fã de horror japonês estar acostumado com as bizarrices e as mais diversas loucuras que podem acontecer.

O tema recorrente em suas obras é a obsessão e as diversas formas que ela pode ser apresentada. Uzumaki, sua obra mais famosa, demonstra bem como Ito trabalha a obsessão através de eventos sobrenaturais que envolvem espirais. As histórias podem até não assustar, mas as ilustrações com toda certeza causam desconforto no leitor, algumas são tão grotescas que é difícil olhar por muito tempo sem sentir um calafrio.

Terror x Horror

A diferença entre o terror e o horror é que o primeiro está diretamente relacionado à sensação de ansiedade, já o horror está ligado ao sentimento de repulsa. Terror é o medo de algo que ainda não aconteceu ou se conhece ao certo, mas que se tem a sensação de que irá acontecer. O horror utiliza do sentimento de desespero, a ameaça já é conhecida, mas não há saídas. Algumas histórias de Junji Ito começam com o horror, há claramente indícios de que algo ruim irá acontecer, o que causa aquela espera de quando, porém quando acontece é uma situação que o leitor não vê saídas.

Entrando em um universo de horror

Fragmentos do Horror

Fragmentos do Horror é uma coleção de histórias curtas, perfeitas para quem quer experimentar o que essa mente tão delirante é capaz de produzir. Ito-san oferece ao leitor nove encontros com o desconhecido. Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito aguardado para o mundo do horror.

Uzumaki

Acontecimentos grotescos começam a surgir em Kurôzu, a pequena localidade onde Kirie Goshima nasceu e cresceu. O vento sopra em curvas, folhas e ramos se enrolam e a fumaça expelida do crematório sobe desenhando redemoinhos funestos. Logo os humanos também são afetados pelo fenômeno helicoidal. Cabelos se revolvem em círculos e corpos se retorcem… Kirie tenta escapar da cidade para fugir da maldição da espiral. Este clássico mangá de terror, que profetizou o clima claustrofóbico e a desigualdade da atual sociedade japonesa, é uma das principais obras do mestre do horror, Junji Ito.

Tomie

Tomie é uma coletânea de contos centrados em torno da personagem de mesmo nome, e aborda a influência exercida pela garota sobre aqueles que estão à sua volta. Nesses contos, as pessoas que entram em contato com alguma das muitas formas de Tomie invariavelmente acabam insanas. Podem matá-la quantas vezes quiserem, que ela ainda assim ressurgirá neste mundo, mais bela do que nunca. Ninguém sabe ao certo quem ou o que ela é, mas uma coisa é certa: se você se deparar com Tomie Kawakami, seu destino estará selado. E ele não poderia ser mais aterrador. Por trás de um rosto fascinante, realçado por uma única pinta debaixo do olho esquerdo, esconde-se um mal terrível. 

Gyo

Tadashi e Kaori vão passar férias em Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. Depois de um mergulho no mar, eles começam a sentir um cheiro estranho. O forte cheiro de morte vai aos poucos tomando conta da ilha e antes que o casal possa identificar sua origem eles avistam um peixe em terra firme… um peixe apodrecido com pernas mecânicas. Segure a respiração até que tudo seja revelado.

Referências:

Super Interessante: https://bit.ly/3yE5kho

DarkSide Books: https://bit.ly/3hrXamn

*Todos os textos sobre os mangás foram retirados do site da Amazon, pois trazem um melhor resumo sobre eles.

Foto de capa: https://amzn.to/3hrLHDi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *